Textos para leitura


Teses e dissertações concluídas no Brasil

  1. Xênia de Castro Barbosa. Território e saúde: políticas públicas de combate à dengue em Porto Velho (RO), 1999-2003. UFPR, Curitiba, Tese de doutorado, 2015.
  2. José Roberto Machado. Usos dos serviços do hospital universitário da Universidade Estadual de Londrina e a resolução dos problemas de saúde da 17a Regional de Saúde do Paraná. UEM, Maringá, Tese de doutorado, 2015.
  3. Adeir Archanjo da Mota. Suicídio no Brasil e os contextos geográficos: contribuições para as políticas públicas de saúde mental. UNESP, Presidente Prudente, Tese de doutorado, 2014.
  4. Raphael Curioso. Lugar, saúde e informação: os círculos de informação da atenção básica do SUS no contexto da disputa pelo conceito de saúde. UFRN, Natal, Dissertação de mestrado, 2014.
  5. Jefferson Pereira Caldas dos Santos. Análise espaço-temporal dos fatores socioambientais associados à ocorrência de Dengue no município de Itaboraí no período de 2007 a 2012. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2014.
  6. Denise Boito Pereira da Silva. Alimentação escolar e agricultura familiar: a viabilidade da aplicação da lei federal 11.947 de 2009 sob o ponto de vista de diferentes atores sociais. UNESP, Rio Claro, Dissertação de mestrado, 2014.
  7. Douglas Ambiel Barros Gil Duarte. Geografia da saúde nos municípios lindeiros das margens paranaense e sul-matogrossense do Alto Rio Paraná e a hidrogeoquímica das ilhas Japonesa e Floresta (PR - MS). UEL, Londrina, Dissertação de mestrado, 2014.
  8. Ronaldo Rodrigues Araújo. Clima e vulnerabilidade socioespacial: uma avaliação dos fatores de risco na população urbana do município de São Luís (MA). UNESP, Presidente Prudente, Tese de doutorado, 2014.
  9. Patricia Sayuri Silvestre Matsumoto. Análise espacial da Leishmaniose Visceral Canina em Presidente Prudente – SP: abordagem geográfica da saúde ambiental. UNESP, Presidente Prudente, Dissertação de mestrado, 2014.
  10. Larissa Silva Mendonça. Qualidade e segurança alimentar: risco de contaminação por coliformes em alfaces produzidas e comercializadas em feira livre, de Uberlândia - MG. UFU, Uberlândia, 2014.
  11. Marlúcio Anselmo Alves. (Re)Territorialização da estratégia saúde da família em Uberlândia: ações a partir do território de vida seus fixos e fluxos. UFU, Uberlândia, Tese de doutorado, 2014.
  12. Vanda Aparecida. Território e serviços de saúde pública: uma análise da estratégia saúde da família na cidade de Pirapora- Norte de Minas Gerais. UFU, Uberlândia, Dissertação de mestrado, 2014.
  13. José Aquino Júnior. A dengue em área de fronteira internacional: riscos e vulnerabilidades na tríplice fronteira de Foz do Iguaçu. UFPR, Curitiba, Tese de doutorado, 2014.
  14. Thiago Alvizi Cruz. Plantio de cana-de-açúcar e seus impactos na saúde respiratória de moradores no Noroeste do Estado de São Paulo. USP/FSP, São Paulo, Tese de doutorado, 2014.

  15. Hugo Santana Casteletto. Estrutura socioespacial de Maringá e os territorios de criminalidade. UEM, Maringá, Dissertação de mestrado, 2014.
  16. Maiko Rafael Spiess. Doenças cardíacas e risco : o Framingham Heart Study. UNICAMP, Campinas, Tese de doutorado, 2014.
  17. Marcelo Tenório Crepaldi. Geografia e saúde: a zoogeografia de columbídeos em Maringá (PR). UEM, Maringá, Dissertação de mestrado, 2014.
  18. Juliana Pontes Pinto Freitas. Análise dos acidentes de trânsito envolvendo crianças na cidade de Uberlândia: subsídios para as políticas públicas. UFU, Uberlândia, Tese de doutorado, 2013.
  19. Pedro Silveira Carneiro.  A dinâmica de três Colegiados de Gestão Regional - Um olhar sobre a regionalização e pactuação. USP/FMRP, Ribeirão Preto, Dissertação de mestrado, 2013.

  20. Célia de Paula Pimenta Bonatto. Análise espacial dos anos potenciais de vida perdidos por causas externas no Estado de São Paulo 2000 a 2010. UNESP, Botucati, Tese de doutorado, 2013.
  21. Alberto Jungen Wider. A geografia da mortalidade por homicídios em municípios da fronteira internacional do estado do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2013.
  22. Glauco Nonose Negrão. Circuitos espaciais da leishmaniose tegumentar americana abrangendo os estados do sul do Brasil e Mato Grosso do Sul e os países fronteiriços. UEM, Maringá, Tese de doutorado, 2013.
  23. Maria José Rodrigues. Estratégia de Saúde da Família em Uberlândia: avaliação segundo a visão de diferentes atores. UFU, Uberlândia, Tese de doutorado, 2013.
  24. Taynãna César Simões. Modelagem da dinâmica espaço-temporal da abundância do Aedes aegypti, obtida com armadilhas de captura de mosquitos adultos. ENSP, Rio de Janeiro, Tese de doutorado, 2013.
  25. Leonardo Batista Pedroso. Ocorrência e distribuição espacial da dengue no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: uma análise dos determinantes climáticos, socioeconômicos e das ações municipais de controle da endemia. UFU, Uberlândia, Dissertação de mestrado, 2013.
  26. Elivelton da Silva Fonseca. Visão geográfica integrada das estratégias de controle das leishmanioses no município de Teodoro Sampaio, SP, com o apoio do geoprocessamento. UNESP, Presidente Prudente,Tese de doutorado, 2013.
  27. Oséias da Silva Martinucci. A compreensão geográfica dos eventos em saúde no território brasileiro e a análise cartográfica dos equipamentos de imagem diagnóstico de alta complexidade. UNESP, Presidente Prudente, Tese de doutorado, 2013.
  28. Sandra Célia Muniz Magalhões. Fatores determinantes da ocorrência de tuberculose no Norte de Minas Gerais. UFU, Uberlândia, 2013.
  29. Marivaldo Cavalcante da Silva. Leishmaniose Visceral: fatores determinantes e condicionantes de uma epidemia anunciada em Araguaína-TO. UFU, Uberlândia, Tese de doutorado, 2013.
  30. Wendel Félix. O programa saúde na escola em escolas municipais de Uberlândia - MG. UFU, Dissertação de mestrado, 2013.
  31. Andréa dos Santos Vieira. Gravidez na adolescência em Uberlândia–MG: condicionantes e consequências. UFU, Uberlândia, Dissertação de mestrado, 2013.
  32. Iara Maria Soares Costa da Silveira. O processo de territorialização da estratégia saúde da família no bairro Morrinhos-Montes Claros/MG: uma contribuição geográfica. UFU, Uberlândia, Tese de doutorado, 2013.
  33. Fernando Mendonça Heck. Degradação anunciada do trabalho formal na Sadia, em Toledo (PR). UNESP, Presidente Prudente, Dissertação de mestrado, 2013.
  34. Renilton José Pizzol. Indicadores objetivos e subjetivos no estudo da qualidade de vida em doença respiratória crônica. UNESP, Presidente Prudente, Tese de doutorado, 2013.
  35. Mait Bertolo. O circuito espacial produtivo da vacina no território brasileiro e a pandemia Influenza A H1N1. USP/FFLCH, São Paulo, Dissertação de mestrado, 2013.
  36. Ana Coelho de Albuquerque. Descentralização das ações de vigilância epidemiológica em Pernambuco. UFBA, Salvador, Dissertação de mestrado, 2013.
  37. Daniele Pereira da Costa. A economia da cidade somos nós. Envelhecimento populacional e gestão previdenciária no Brasil: o Amazonas em foco. USP/FFLCH, São Paulo, Tese de doutorado, 2013.
  38. José Aquino Júnior. A dengue na área urbana contínua de Maringá (PR). UFPR, Curitiba, Dissertação de mestrado, 2013.
  39. Wilson Flávio Feltrim Roseghini. Clima urbano e dengue no centro-oeste do Brasil. UFPR, Curitiba, Tese de doutorado, 2013.
  40. Olívia Mara Savi Busch. Qualidade da água e saúde humana. UFPR, Curitiba, Tese de doutorado,2013.
  41. Kênia Rezende. Avaliação das medidas de educação e Vigilância Ambiental em Saúde com vistas ao controle da infestação predial de Aedes aegypti, e da dispersão de criadouros dos mosquitos vetores do vírus da dengue. USP/FFLCH, São Paulo, Tese de doutorado, 2013.
  42. Dayson José Jardim Lima. Ambiente e saúde na cidade de Manaus: percepção de moradores (estudantes do ensino médio) sobre degradação ambiental e doenças infectoparasitárias. USP/FFLCH, São Paulo, Tese de doutorado, 2013.
  43. Fábio de Macedo Tristão Barbosa. Imperialismo e produção do espaço urbano: a indústria do amianto e a construção da cidade de Minaçu-GO. USP/FFLCH, São Paulo, Tese de doutorado, 2013.
  44. Luiz Gustavo Faccini. Queimadas de cana-de-açúcar e condições climáticas: mapeamento e estudo das relações com a saúde da população na região de Araraquara - SP. USP/FSP, São Paulo, Dissertação de mestrado, 2013.

  45. Fernando Bertani Gomes. Cenas embaçadas: a relação entre as espacialidades vivenciadas por jovens do sexo masculino e a morte por homicídio na cidade de Ponta Grossa, PR. UFPG, Ponta Grossa, 2013.
  46. Juliana Araújo Alves. Do hospital ao bairro: desativação do "hospital-colônia" e criação do Bairro Colônia Antônio Aleixo em Manaus - AM. UFAM, Manaus, Dissertação de mestrado, 2013.
  47. Bárbara Cibelli Gusmão da Silva. Efeitos de contaminantes sobre Cladonia verticillaris. UFPE, Recife, Dissertação de mestrado, 2013.
  48. Mariana Cristina da Silva. Aspectos da saúde coletiva nos municípios adjacentes ao arquipélago Carioca na vertente paranaense do alto Rio Paraná e relações com o comportamento hidrogeoquímico. UEL, Londrina, Dissertação de mestrado, 2013.
  49. Thaís Luíse Monteiro de Souza Barreto. Percepção e representação da violência na cidade de Manaus: os mapas mentais do policial militar. UFAM, Manaus, Dissertação de mestrado, 2013.
  50. Luciana da Costa Feitosa. A regionalização da saúde no Rio Grande do Norte: elementos para a compreensão da dinâmica dos lugares. UFRN, Natal, Dissertação de mestrado, 2013.
  51. Fabíola Lana Iozzi. Usos do território e políticas de ciência, tecnologia e inovação em saúde: uma abordagem a partir da circularidade produtiva do radiofármaco FDG-18F para estudos PET-CT na Argentina e no Brasil. USP/FM, São Paulo, Tese de doutorado, 2013.
  52. Natacha Cíntia Regina Aleixo. Pelas lentes da climatologia e da saúde pública: doenças hídricas e respiratórias na cidade de Ribeirão Preto/SP. UNESP, Presidente Prudente, Tese de doutorado, 2012.
  53. Ademir Batista Castorino. O mundo que se ouve: uma análise da paisagem sonora dos shopping centers. UFG, Goiânia, Dissertação de mestrado, 2012.
  54. Emerson Soares dos Santos. Aspectos geográficos e epidemiológicos da hanseníase em Cuiabá e Várzea Grande - MT. USP/FFLCH, São Paulo, Tese de doutorado, 2012.
  55. Almerinda dos Santos. Geografia e epidemiologia da dengue na cidade de Uberlândia, MG (2003-2010): uma abordagem holística. UFU, Uberlândia, Tese de doutorado, 2012.
  56. Hermeneilce Wasti Aires Pereira Cunha. Lugar de cadeirante é em casa?: Mobilidade, acessibilidade no transporte coletivo e o espaço da diferença em São Luís.  UNESP, Presidente Prudente, Tese de doutorado, 2012.
  57. João Carlos de Oliveira. Mobilização comunitária como estratégia da promoção da saúde no controle dos Aedes (Aegypti e albopictus) e prevenção do dengue no distrito de Martinésia, Uberlândia (MG). UFU, Uberlândia, Tese de doutorado, 2012.
  58. Pablo Ibanez. Geopolítica e Inovação Tecnológica: uma análise da Subvenção Econômica e das Políticas de Inovação para a saúde. USP/FFLCH, São Paulo, Tese de doutorado, 2012.
  59. José Prado Alves Filho. Dinâmicas dos modos de vida e  saúde ambiental no campo: os projetos de desenvolvimento sustentável em assentamentos rurais no Estado de São Paulo. USP/FSP, São Paulo, Tese de doutorado, 2012.
  60. Maria Aparecida de Oliveira. Condicionantes socioambientais urbanos associados à ocorrência de dengue no município de Araraquara. USP/FSP, São Paulo, Tese de doutorado, 2012.

  61. Daniela Gonçalves Morato. Trajetória espaço-temporal da epidemia de dengue em Jequié - BA. UFBA, Salvador, Dissertação de mestrado, 2012.
  62. Gina Caécia da Silva.  Uso de agrotóxicos e impactos no espaço agrário de Brejo da Madre de Deus (PE). UFPE, Recife, Dissertação de mestrado, 2012.
  63. Tatiana Fernandes Mendes. A distribuição espacial das mortalidades no contexto da Geografia da saúde e a hidrogloquímica do aquífero Serra Geral na regional de saúde de Cornélio Procópio (PR). UEL, Londrina, Dissertação de mestrado, 2012.
  64. Ana Cecília de Oliveira Valdés. Mobilidade espacial e distribuição da Leishmaniose Tegumentar na Região Amazônica. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2012.
  65. Grasieli Martins Aliano de Moura. Território usado e saúde no parque Waldemar Hauer B, Londrina-Paraná. UEL, Londrina, Dissertação de mestrado, 2012.
  66. Gislane dos Santos Campos. Gênero, saúde e espaço urbano: mulheres grávidas expostas à infecção por malária na Zona Leste de Manaus - AM. UFAM, Manaus, Dissertação de mestrado, 2012.
  67. Neide Mayumi Osada. O processo de biomedicalização no Brasil : estudo da prática científica em pesquisas sobre doenças genéticas. UNICAMP, Campinas, Tese de doutorado, 2012.
  68. Rivaldo Mauro de Faria. A territorialização da atenção primária à saúde no Sistema Único de Saúde : perspectiva de adequação ao perfis do território urbano de Pouso Alegre-MG. UNICAMP, Campinas, Tese de doutorado, 2012.
  69. Denecir de Almeida Dutra. Geografia da saúde no Brasil: arcabouço teórico-epistemológico, temáticas e desafios. UFPR, Curitiba, Tese de doutorado, 2011.
  70. Joylda Silva Nery. Distribuição de cepas de Mycobacterium tuberculosis no espaço urbano de Salvador: contribuições à epidemiologia. UFBA, Salvador, Dissertação de mestrado, 2011.
  71. Adriana Fagundes Gomes. Análise espacial e temporal da relação entre dengue e variáveis metereológicas na cidade do Rio de Janeiro no períodode 2001 a 2009. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2011.
  72. Vinicius Genaro. Relações entre o tempo atmosférico e doenças cardiorespiratórias na cidade de Cordeirópolis, SP. UNESP, Rio Claro, Dissertação de mestrado, 2011.
  73. Elainne Christine de Souza Gomes. Modelo de risco para esquistossomose: abordagem espaço-temporal da transmissão no litoral de Pernambuco. ENSP, Rio de Janeiro, Tese de doutorado, 2011.
  74. Maria Gerislania Leite de Sousa. Caracterização espaço-temporal da epidemia de aids na região de Ariquemes - Rondônia, no período de 1991-2009. ENSP. Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2011.
  75. Ana Paula de Siqueira Guanabara. Associação da função pulmonar em estudantes do ensino fundamental com a qualidade do ar nas cidades de Atibaia e Cubatão. USP, São Paulo, Dissertação de mestrado, 2011.

  76. Eliana Correa Aguirre Mattos. Análise espacial da bataticultura e sua interação com agricultura familiar, agrotóxicos e usos do solo em Camanducaia, na área de proteção ambiental da Fernão Dias, em Minas Gerais. UNICAMP, Campinas, Tese de doutorado, 2011.
  77. Isabel Barbosa dos Santos. Análise de internações por doenças do aparelho respiratório, pacientes residentes em Maringá-PR: relações com o espaço urbano e a variabilidade climática. USP/FFLCH, São Paulo, Tese de doutorado, 2011.
  78. Elisangela de Azevedo Silva Rodrigues. Alterações ambientais e os riscos de transmissão da Leishmaniose Tegumentar Americana na área de influência da UHE Serra do Facão, Goiás, Brasil. UFU, Uberlândia, Dissertação de mestrado, 2011.
  79. Rafael de Castro Catão. Dengue no Brasil: abordagem geográfica na escala nacional. UNESP, Presidente Prudente, Dissertação de mestrado, 2011.
  80. Paulo Cândido de Souza. Caracterização socio-ambiental e epidemiológica das comunidades da área diretamente afetada pela usina hidrelétrica serra do Facão-GO.   UFU, Uberlândia, Dissertação de mestrado, 2011.
  81. Noriel Viana Pereira. Distribuição espacial da hanseníase em Manaus no período de 1990 a 2009. UFU, Uberlândia, Dissertação de mestrado, 2011.
  82. Beatriz Vieira dos Santos. Vetores da malária na área de influência do reservatório da usina hidrelétrica serra do Facão, Goiás. UFU, Uberlândia, 2011.
  83. Fernando de Oliveira Amorim. Espaço da circulação e saúde ambiental na produção do espaço urbano em Manaus. UNESP, Presidente Prudente, Dissertação de mestrado, 2011.
  84. Danilo Rodrigues de Olveira. A dinâmica da distribuição espacial da infecção por HIV e mortalidade por Aids no município de São Paulo 1996-2007. USP/FSP, São Paulo, Dissertação de mestrado, 2011.
  85. Josildo Severino de Oliveira. Variáveis meteorológicas e a ocorrência de doença meningocócica no município de Manaus de 2007 a 2009. USP/FFLCH, São Paulo, Dissertação de mestrado, 2011.
  86. Marconi Gomes de Oliveira. Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde: entre o discurso e a prática: estudo de casos e pesquisa-ação no Acre. USP, São Paulo, Tese de doutorado, 2011.

  87. Maísa Rezende de Melo Ferraro. A Concepção de Professores sobre Saúde na Escola. USP/FMRP, Ribeirão Preto, Dissertação de mestrado, 2011.

  88. Saádia Maria Borba Martins. Impactos no uso das cidades : a violência no uso dos espaços públicos de Londrina-PR (Zerão, Igapó I e Igapó II). UEL, Londrina, Dissertação de mestrado, 2011.
  89. Márcio Catharin Marchetti. O perfil da população e a espacialização dos casos registrados de AIDS em Londrina : uma contribuição para geografia da saúde. UEL, Londrina, Dissertação de mestrado, 2011.
  90. Edson Vieira Barbosa Junior. Variabilidades climáticas (temperatura e precipitação) e sua influência na propagação do vetor da dengue, Aedes aegypti (Linnaeus, 1762), no Estado de Pernambuco. UFPE, Recife, Dissertação de mestrado, 2011.
  91. Umberto Catarino Pessoto. A regionalização do Sistema Único de Saúde – SUS no fim dos anos 1990: um discurso conservador. UNESP, Presidente Prudente, Tese de doutorado, 2010.
  92. Marcelo Adeodato Bello. Análise estatística espacial da mortalidade por câncer de mama feminina no estado do Rio de Janeiro, 2001 a 2006. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2010.
  93. Dennis René Navarro Costa. Análisis espacio temporal de la malaria en Bolivia, 1991 - 2009. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2010.
  94. Karima Omar Hamdam Rochael  Corrêa. A geografia da saúde no Parque Tarumã e no Residencial Tarumã em Maringá (PR), Brasil: as enfermidades decorrentes de problemas ambientais. UEM, Maringá, Dissertação de mestrado, 2010.
  95. Edseisy Silva Barbalho Tavares. O uso do território pelos serviços privados de saúde em Natal (RN). UFRN, Natal, Dissertação de mestrado, 2010.
  96. Márcia Maria Mororó Alves. Distribuição espaço-temporal da Aids no estado de Rondônia, 1994 - 2008. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2010.
  97. Renato Ferreira de Souza. Associação entre fatores socioambientais e a presença do vetor da dengue: uma perspectiva da geografia da saúde na cidade de Manaus. UFAM, Manaus, Dissertação de mestrado, 2010.
  98. Rodrigo Rossi."Malucos da quebrada": territórios urbanos na complexidade espacial cotidiana dos adolescentes homens em conflito com a lei em Ponta Grossa, Paraná. UFPG, Ponta Grossa, Dissertação de mestrado, 2010.
  99. Sabrina Sinabucro Kanesiro Bizelli. A saúde na roça: estudo hermenêutico de um serviço da saúde da família. UNESP, Botucatu, Dissertação de mestradp, 2010.
  100. Pablo Ruiz Madureira Aranha. Do mundo como norma ao lugar como forma: o uso do território pela estratégia de saúde da família. UFRN, Natal, Dissertação de mestrado, 2010.
  101. Elisabete Sousa Maia Rodrigues Pires. Análise das relações entre espaço geográfico e perfil epidemiológico de tuberculose no município de Guarulhos, SP. USP/FFLCH, São Paulo, Dissertação de mestrado, 2010.
  102. Rosiane Morais Torrezan. Problematização da saúde pública e ação educativa nas comunidades do Jardim Morada do Sol e Parque Residencial Francisco Belo Galindo (Presidente Prudente/SP). UNESP, Presidente Prudente, Dissertação de mestrado, 2010.
  103. Virna Carvalho David. Território usado e circuito superior marginal: equipamentos médico-hospitalares em Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (SP). USP/FFLCH, São Paulo, Dissertação de mestrado, 2010.
  104. Agnalda Rodrigues Naves. Segurança alimentar e desenvolvimento infantil no bairro Esperança, em Uberlândia - MG. UFU, Uberlândia, Dissertação de mestrado, 2010.
  105. Márcia Beatriz Cardoso de Paula.  Fauna flebotomínica, condições sócio-ambientais e a transmissão da Leishmaniose visceral em Uberlândia-MG, Brasil.  UFU, Uberlândia, Tese de doutorado, 2010.
  106. Natália Cristina Alves. A cidade inscrita no meu corpo: gênero e saúde em Presidente Prudente-SP. UNESP, Presidente Prudente, Dissertação de mestrado, 2010.
  107. Isabel Utimura. Conforto térmico em habitações de favelas e possíveis correlações com sintomas respiratórios: o caso do Assentamento Futuro Melhor - SP. USP/FFLCH, São Paulo, Tese de doutorado, 2010.
  108. Fábio Silva Lopes. Análise de agravos à saúde e possíveis associações aos produtos da queima de cana-de-açúcar. USP/FSP, São Paulo, Tese de doutorado, 2010.

  109. Edelci Nunes da Silva. Ambientes atmosféricos intraurbanos na cidade de São Paulo e possíveis correlações com doenças dos aparelhos: respiratório e circulatório. USP/FSP, São Paulo, Tese de doutorado, 2010.

  110. Nádia Helena Bueno. As doenças infectocontagiosas em cidades de médio porte: uma abordagem qualitativa da AIDS em Piracicaba, SP. UNESP, Rio Claro, Dissertação de mestrado, 2010.
  111. Jaqueline Aida Ferrete. Fauna anofélica da área de construção da barragem da Usina Hidrelétrica Amador Aguiar I, na Bacia do Rio Araguari no município de Uberlândia, MG. UFU, Uberlândia, Tese de doutorado, 2009.
  112. Viviane de Jesus Forte. Análise de acidentes fatais investigados pelo MTE de acordo com o porte da empresa. Estado de São Paulo, 2001 a 2006. UNESP, Botucatu, Dissertação de mestrado, 2009.
  113. Ana Lígia Rozato Foschini. Cárie dentária e indicadores antropométricos do estado nutricional em pré-escolares: análise espacial. UNESP, Rio Claro, Tese de doutorado, 2009.
  114. Glauco Nonose Negrão. Leishmaniose Tegumentar Americana: aspectos geográficos intervenientes na ocorrência da enfermidade em Maringá, Paraná. UEM, Maringá, Dissertação de mestrado, 2009.
  115. Tatiana Rodrigues de Araujo Teixeira. Análise espacial e temporal da dengue no contexto sócio-ambiental do município do Rio de Janeiro, 1996 - 2006. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2009.
  116. Renata Canesso. Impactos socioambientais e aspectos da geografia da saúde em Porto Rico (PR), Alto Rio Paraná. UEL, Londrina, Dissertação de mestrado, 2009.
  117. Kênia Zanetti. Considerações hidroclimáticas e hidrogeoquímicas do município de Porto Rico (PR) e relações com a saúde coletiva no Alto Rio Paraná. UEL, Londrina, Dissertação de mestrado, 2009.
  118. Alessandra Broniera Pierote. Dengue em Londrina (PR): políticas públicas de controle e prevenção a partir da população e dos agentes de saúde. UEL, Londrina, Dissertação de mestrado, 2009.
  119. Marcelo Sebastião Rezende. Gripe aviária, aves migratórias e o controle sanitário na criação de aves comerciais e de subsistência no Município de Uberlândia-MG. UFU, Uberlândia, Dissertação de mestrado, 2009.
  120. Rafael da Silveira Moreira. Perda dentária em adultos e idosos no Brasil: a influência de aspectos individuais, contextuais e geográficos. USP/FSP, São Paulo, Tese de doutorado, 2009.
  121. Priscila Félix Bastos. A estratégia de saúde da família no contexto social-urbano do Recife : uma contribuição à análise das desigualdades territoriais na saúde e seus determinantes. UFPE, Recife, Dissertação, 2009.
  122. Renata Dias Junqueira. A dengue no estado de Goiás - estudo do comportamento espaço-temporal de 2001 a 2008: uma contribuição ao estudo das causas. UFG, Goiânia, Dissertação de mestrado, 2009.
  123. Marina Jorge de Miranda. Analise espaço-temporal das condições meteorologicas e incidencia de gripe e pneumonia no municipio de São Paulo. UNICAMP, Campinas, Dissertação de mestrado, 2009.
  124. Renato de Matteo Reginatto. Um ensaio teórico sobre a geografia da saúde e a questão do ar como agente de influência na soberania nacional. UNESP, Rio Claro, Dissertação de mestrado, 2009.
  125. Janduhy Pereira dos Santos. Aspectos geoambientais e epidemiológicos em áreas de transmissão da hantavirose no Distrito Federal. Estudo de caso: São Sebastião – 2004 a 2008. UnB, Brasília, 2009.
  126. Vânia Regina Miranda Postigo. Espaços vigiados: um estudo do isolamento compulsório dos portadores de hanseníase no asilo-colônia Santo Ângelo (1890/1960). USP/FFLCH, São Paulo, Dissertação de mestrado, 2008.
  127. Wallace Fernando Dias. Meios de trabalho-espaço de vida: a atividade de trabalho dos agentes comunitários de saúde no município de Juiz de Fora, MG. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2008.
  128. Jussara Rafael Ângelo. (Re) produção do espaço urbano de Juiz de Fora, MG e distribuição espacial da tuberculose. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2008.
  129. José Geraldo Pimentel Neto. Desarticulação entre a base de C&T e a oferta de serviços de atenção à saúde: a imaturidade do Sistema Setorial de Inovação em Saúde no Estado de Pernambuco. UFPE, Recife, Dissertação de mestrado, 2008.
  130. Ewerton de Oliveira Pires. Geografia da saúde e geologia médica como instrumentos de planejamento e gestão em saúde ambiental: o  caso das anomalias de flúor e da fluorose dentária em Itambaracá (PR). UEL, Londrina, Dissertação de mestrado, 2008.
  131. Márcio José Ornat. Território da prostituição e instituição do ser travesti em Ponta Grossa, Paraná. UFPG, Ponta Grossa, Dissertação de mestrado, 2008.
  132. Daniel Hideki Bando. Padrões espaciais do suicídio na cidade de São Paulo e seus correlatos socioeconômico-culturais. USP/FFLCH, São Paulo, Dissertação de mestrado, 2008.
  133. Paulo Cezar Mendes. Aspectos ecológicos e sociais da doença de Chagas no município de Uberlândia, Minas Gerais - Brasil. UFU, Uberlândia, 2008.
  134. Rivaldo Mauro de Faria. Territorio urbano e o processo saúde-doença : perfil territorial da saúde no São Geraldo em Pouso Alegre-MG. UNICAMP, Campinas, Dissertação de mestrado, 2008.
  135. Gustavo Garcia Fontes Duarte. Analise espacial da endemia de leptospirose na cidade de São Paulo, uma abordagem baseada em geoprocessamento. UNICAMP, Campinas, Dissertação de mestrado, 2008.
  136. Martha Priscila Bezerra Pereira. Conhecimento geográfico do agente de saúde: competências e práticas sociais de promoção e vigilância à saúde na cidade do Recife - PE. UNESP, Presidente Prudente, Tese de doutorado, 2008.
  137. Ana Lúcia de Jesus Almeida. O lugar Social do fisioterapeuta. UNESP, Presidente Prudente, Tese de doutorado, 2008.
  138. Fabiana Caldeira. Consumo alimentar em Presidente Prudente-SP: subsídios para políticas públicas. UNESP, Presidente Prudente, 2008.
  139. Marcia de Vicente Cesa. As condições hídricas e sócio-ambientais e os reflexos na saúde da população do Ribeirão da Ilha - Florianópolis/SC. UFSC, Florianópolis, Dissertação de mestrado, 2008.
  140. Alexandre André Dos Santos. Configuração espacial da rede de atenção a saúde em cidades médias do Brasil e a efetivação da universalização do acesso à saúde. UnB, Brasília, Dissertação de mestrado, 2008.
  141. Anselmo César Vasconcelos Bezerra. Subsídios à gestão territorial do programa de saúde ambiental: contribuição da geografia à construção de mapas operacionais para territorialização dos agentes de saúde ambiental no Recife-PE. UFPE, Recife, Dissertação de mestrado, 2008.
  142. Jane Roberta de Assis Barbosa. Organização espacial e processo saúde-doença no Bairro Guarapes, Natal (RN). UFRN, Natal, Dissertação de mestrado, 2008.
  143. José Alexandre Barbosa Pinto. Análise do Programa Bolsa família como Política Pública para inclusão Social do Município de Lagoa do Carro. UFPE, Recife, Dissertação de mestrado, 2008.
  144. Maristella Barros Freitas Aguirre. Avaliação da implantação da politica nacional de ciencia, tecnologia e inovação em saude no municipio de Cuiaba. UNICAMP, Campinas, Dissertação de mestrado, 2008.
  145. Marta Goreth Marinho Lima. Mobilidade geográfica como estratégia de sobrevivência de pescadores artesanais na Amazônia: o caso de Cubatão em Icoaraci, Pará. UFPA, Belém, Dissertação de mestrado, 2008.
  146. Adriana Cristina Soares da Rocha. Saúde e saneamento no município de Galinhos-RN. UFRN, Natal, 2008.
  147. Amanda Erica Domingos. O programa Saúde da Família e a promoção do envelhecimento saudável UNESP, Rio Claro, Tese de doutorado, 2008.
  148. Rogério Ruscitto do Prado. Análise espaço-temporal dos casos de aids no Estado de São Paulo - 1990 a 2004. USP/FM, São Paulo, Tese de doutorado, 2008.
  149. Elizabete Mayumy Kobayashi. Eugenia e Fundação Rockefeller no Brasil : a saude como instrumento de regeneração nacional. UNICAMP, Campinas, Dissertação de mestrado, 2007. 
  150. Wanderlei Antonio Pignati. Os riscos, agravos e vigilância em saúde no espaço de desenvolvimento do agronegócio no Mato Grosso. ENSP, Rio de Janeiro, Tese de doutorado, 2007.
  151. Kleber Costa da Silva. Dinâmicas regionais de cidades de porte médio: um estudo de caso sobre a concentração de serviços de saúde em Caruaru - PE. UFPE, Recife, Dissertação de mestrado, 2007.
  152. Camila Linhares Teixeira. Violência urbana & adolescente em conflito com a lei em Londrina : um olhar sobre o caso. UEL, Londrina, Dissertação de mestrado, 2007.
  153. Paulo Roberto Moraes. As áreas tropicais úmidas e as febres hemorrágicas virais: uma abordagem geográfica na área ambiental e na de saúde. USP/FFLCH, São Paulo, Tese de doutorado, 2007.

  154. Angela Cristina Silva. Meio ambiente e saúde humana: variabilidade temporal da radiação ultravioleta e epidemiológica do câncer de pele na região oeste do Estado de São Paulo. UNESP, Presidente Prudente, Dissertação de mestrado, 2007.
  155. Eduardo Rodrigues Ferreira. Gestão e gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde em Presidente Prudente - SP. UNESP, Presidente Prudente, Dissertação de mestrado, 2007.
  156. Luciene Abrantes da Silva. Uma análise espacial sobre a dengue no município do Rio de Janeiro: busca de correlações entre clima e saúde. UFRJ, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2007.
  157. Andréa Rispoli Bernardino. Espacialização dos acidentes de trânsito em Uberlândia (MG): técnicas de geoprocessamento como instrumento de análise - 2000 a 2004. USP/FFLCH, São Paulo, Tese de doutorado, 2007.
  158. Maria José Rodrigues. Espaço e serviços de saúde pública em Uberlândia (MG): uma análise do acesso ao Programa Saúde da Família – Núcleo Pampulha. UFU, Uberlândia, 2007.
  159.  Raphaela Eugênia Teixeira de Araújo. Urbanização da baixada de Jacarepaguá, degradação dos corpos hídricos e Saúde Pública: os casos da Hepatite A, da Leptospirose e da Esquistossomose. UFF, Niterói, Dissertação de mestrado, 2007.

  160. Reginaldo Pereira de Oliveira. Processos excludentes no espaço intra-urbano: condição de vida, saúde e redes sociais dos chefes de família desempregados Presidente Prudente-SP. UNESP, Presidente Prudente, Dissertação de mestrado, 2007.
  161. Jureth Couto Lemos. Fauna flebotomínea na bacia do Rio Araguari, antes, durante e após a construção da barragem da Usina Hidrelétrica Capim Branco I, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. UFU, Uberlância, Tese de doutorado, 2007.
  162. Evandro Alves Machado. Cidades saudáveis: relacionando vigilância em saúde e o licenciamento ambiental através da geográfica. UnB, Brasília, Dissertação de mestrado, 2007.
  163. João Carlos de Oliveira. Manejo integrado para controle do Aedes e prevenção contra a dengue no Distrito de Martinésia, Uberlândia (MG). UFU, Uberlândia, Dissertação de mestrado, 2006.
  164. Marina Atanaka-Santos. Análise espacial na determinação de áreas de risco para malária em Mato Grosso: uma inovação para os programas de controle. ENSP, Rio de Janeiro, Tese de doutorado, 2006.
  165. Ricardo Antunes Dantas de Oliveira. O perfil do envelhecimento populacional em São Carlos, SP: 1980-2005. Questão socioespaciais e qualidade de vida. UNESP, Rio Claro, Dissertação de mestrado, 2006.
  166. Francisco José Vigeta Castilho. Abordagem geográfica do clima urbano e as enfermidades em São José do Rio Preto, SP. UNESP, Rio Claro, Dissertação de mestrado, 2006.
  167. Maria Margaret de Vasconcellos Lemos.  Atlas de Minas Gerais: a saúde e o social sob a luz do plano diretor de regionalização . UFU, Uberlândia , Dissertação de mestrado, 2006. 
  168. Juliana Ramalho Barros. Tipos de tempo e doenças respiratórias: um estudo geográfico aplicado ao Distrito Federal. UNESP, Rio Claro, Tese de doutorado, 2006.
  169. Paulo Rogério de Araújo. Interação hidrogeoquímica e geografia da saúde na bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia, zona norte de Londrina (PR). UEL, Londrina, Dissertação de mestrado, 2006.
  170. Karina Pavão Patricio. Percorrendo os trilhos da ferrovia rumo às associações entre longevidade humana e fatores ambientais. USP/FSP, São Paulo, Tese de doutorado, 2006.

  171. Edson Claudino Bicudo Júnior. O circuito superior marginal: produção de medicamentos e o território brasileiro. USP/FFLCH, São Paulo, Dissertação de mestrado, 2006.
  172. Celso Stephan. Sistema geo-referenciado de informações de acidentes de trabalho. UNESP, Botucatu, Dissertação de mestrado, 2006.
  173. Mariana Vercesi de Albuquerque. Território usado e saúde: respostas do Sistema Único de Saúde à situação geográfica de metropolização em Campinas - SP. USP/FFLCH, São Paulo, 2006.
  174. Márcia Andréia Ferreira Santos. Análise da espacialização dos homicídios na cidade de Uberlândia/MG. UFU, Uberlândia, Dissertação de mestrado, 2006.
  175. João Evangelista de Souza Lima Neto. O uso da informação geográfica na área da saúde no Brasil. USP/FFLCH, São Paulo, Dissertação de mestrado, 2006.

  176. Gabriela Marques Di Giulio. Divulgação cientifica e comunicação de risco : um olhar sobre Adrianopolis, Vale do Ribeira. UNICAMP, Campinas, 2006.
  177. Eduardo Vedor de Paula. Dengue: uma análise climato-geográfica de sua manifestação no estado do Paraná (1993-2003). UFPR, Curitiba, Dissertação de mestrado, 2005.
  178. Paulo Araújo Opromolla. Espacialização Da Endemia Hansênica no Estado De São Paulo, 1991 a 2002. UNESP, Botucatu, Dissertação de mestrado, 2005.
  179. Bruno de Camargo Mendes. Envelhecimento populacional: desafios de uma nova conjuntura para o município de Assis, SP. UNESP, Rio Claro, Dissertação de mestrado, 2005.
  180. Evangelina Xavier Gouveia Oliveira. A multiplicidade do único: territórios do SUS. ENSP, Rio de Janeiro, Tese de doutorado, 2005.
  181. Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira. Educação, saude e ambiente : concepções do meio fisico na ação educacional do agente comunitario de saude junto a moradores em area de risco ambiental. UNICAMP, Campinas, Dissertação de mestrado, 2005.
  182. Fábio Silva Lopes. A utilização de sistemas de informação geográfica no estudo da exposição humana aos produtos da queima da palha de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. USP/FFLCH, São Paulo, Dissertação de mestrado, 2005.

  183. Elizabeth Amorim de Castro.  O leprosário São Roque e a modernidade: uma abordagem da hanseníase na perspectiva da relação espaço-tempo.  UFPR, Curitiba, 2005.
  184. Maria Teresa Gomes de Oliveira Ribas. A segurança alimentar e nutricional na produção da cidade: reflexões a partir do Bairro Capão de Inbuia(Curitiba/PR). UFPR, Curitiba, Dissertaçnao de mestrado, 2005.
  185. Marcia Mattos Dorneles. A hanseníase e a política de saúde em Uberlândia. UFU, Uberlândia, Dissertação de mestrado, 2005.
  186. Eduardo Augusto Werneck Ribeiro. A análise geográfica dos gastos municipais em saúde. UNESP, Presidente Prudente, 2005.
  187. Eliza Pinto de Almeida. O uso do território brasileiro e os serviços de saúde no período técnico-cientifico e informacional. USP/FFLCH, São Paulo, 2005.

  188. Paulo César Peiter.  A geografia da saúde na faixa de fronteira continentam do Brasil na passagem do milênio. UFRJ, Rio de Janeiro, Tese de doutorado, 2005.
  189. Francisco Filho, Lauro Luiz. Distribuição espacial da violência em Campinas (SP): distribuição espacial da violência em Campinas:  uma análise por geoprocessamento. UFRJ, Rio de Janeiro, tese de doutorado, 2004. 
  190. Emília Emiko Hayashi. Estudo da Leishmaniose tegumentar americana no Estado do Mato Grosso, no período de 1994 a 1999. USP/FMRP, Ribeirão Preto, Dissertação de mestrado, 2004.
  191. Maria Angelina Zequim. Territórios da ilegalidade e muros invisíveis em Londrina: análise geográfica dos homicídios resultantes da violência urbana - 2000 a 2002. UEL, Londrina, Dissertação de mestrado, 2004.
  192. Paulo Roberto Borges de Souza Júnior. Oportunidades perdidas de redução de AIDS adquirida por transmissão vertical no Brasil. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2004.
  193. Mariza Velloso Fernandez Conde. Políticas de C&T e area da saude : relevancia da pesquisa biomedicapara o sistema de saude e para a saude publica. UNICAMP, Campinas, Tese de doutorado, 2004.
  194. Luiz Eugênio Pereira Carvalho. Os descaminhos das águas no Recife : os canais, os moradores e a gestão. UFPE, Recife, Dissertação de mestrado, 2004.
  195. José Moacir Zem. Interações entre a temperatura do ar e a incidência de doenças respiratórios  na população infantil da cidade de São José dos Pinhais/PR. UFPR, Curitiba, 2004.
  196. Renata Sampaio Borsoi. Um método preliminar para elaboração de mapa de risco à saúde da população por contaminantes atmosféricos: o caso de São José dos Campos, SP. USP/FM, São Paulo, 2004.

  197. Ronaldo de Oliveira Dorta. A espacialidade do processo saúde-doença em assentamentos de trabalhadores rurais e a Leishmaniose Tegumentar Americana. UFG, Goiânia, Dissertação de mestrado, 2004.
  198. Germana Farias Ponce de Leon. A disseminação da leptospirose na cidade de Joinville-SC: uma análise geográfica. UFSC, Florianópolis, 2003.
  199. Hélia Kawa. A produção do lugar de transmissão da leishmaniose tegumentar na cidade do Rio de Janeiro. ENSP, Rio de Janeiro, Tese de doutorado, 2003.
  200. Antônio Elísio Garcia Sobreira. Agrotóxicos: o fatalismo químico em questão: Estudo de caso de Boqueirão e Lagoa Seca PB. UFPE, Recife, Dissertação de mestrado, 2003.
  201. Débora da Cruz Payão Pellegrini. Análise espaço-temporal da leptospirose no município do Rio de Janeiro (1995-1999). ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2003. 
  202. Leila Cristina Ferreira da Silva. HIV/AIDS: padrões epidêmicos e espaciais na cidade de Manaus, 1986 a 2000. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2003.
  203. Maurício Monken. Desenvolvimento de tecnologia educacional a partir de uma abordagem geográfica para a aprendizagem da territorialização em vigilância em saúde. ENSP, Rio de Janeiro, Tese de doutorado, 2002.
  204. Daniela Antunes Lucon. As causas da ineficacia da legislação brasileira na proteção a saude e segurança do trabalhador na mineração carbonifera : aspectos de meio ambiente do trabalho. UNICAMP, Campinas, Dissertação de mestrado, 2002.
  205. Mônica Lorencetti Fornazier. As reterritorializações do espaço e seus atravessamentos no universo do ambiente e do trabalho. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2002.
  206. Paulo Roberto Russo. A distribuição das concentrações de partículas em suapensão na atmosfera da porção centro-oriental do município do Rio de Janeiro: Considerações preliminares sobre a correlação saúde pública e poluição atmosférica. UFRJ, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2002. 
  207. Maria Antonia Ramos Costa. A ocorrência do Aedes aegypti na região noroeste do Paraná: um estudo sobre a epidemia da dengue em Paranavaí - 1999, na perspectiva da geografia médica.  UNESP, Presidente Prudente, Dissertação de mestrado, 2001.
  208. Pedro Benevenuto Junior. Geografia e ecologia da Leishmaniose Tegumentar no Estado do Espírito Santo. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2000.
  209. Mauro Gil Ferreira e Silva.  O papel dos médicos na valorização das áreas litorâneas da cidade do Rio de Janeiro. UFRJ, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 2000. 
  210. Raul Borges Guimarães. Saúde pública e política urbana: memória e imaginário social. USP/FFLCH, São Paulo, Tese de doutorado, 2000.
  211. Ofélia Cerinéia Brochado. Trabalho, saúde e reprodução da vida: a mulher bóia fria no mundo cindido de Paraguaçu Paulista. USP/FFLCH, São Paulo, Dissertação de mestrado, 1998.

  212. Luciano Medeiros de Toledo. O espaço do cólera: determinantes sociais e regulaçäo ambiental dos caminhos de uma epidemia. ENSP, Rio de Janeiro, Tese de doutorado, 1996.
  213. Grácia Maria de Miranda Gondim. Espaço urbano e saúde pública: um enfoque (inter)ativo "operacionalizando o espaço da saúde e a saúde do espaço". ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 1996.
  214. Fátima Teresinha Scarparo Cunha. Estudo da evoluçäo dos Centros de Saúde no tempo e no espaço na cidade do Rio de Janeiro: 1920-1950. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 1994.
  215. Jorge de Campos Valadares. Espaço, ambiente e situação do sujeito. ENSP, Rio de Janeiro, Tese de doutorado, 1994.
  216. Eduardo Hage Camargo. Esquistossomose Mansônica no Estado da Bahia: produção da doença no espaço e medidas de controle. UFBA, Salvador, Dissertação de mestrado, 1994.
  217. Raul Borges Guimarães. O transbordar do hospital pela cidade: tecnologia, saúde e produção do espaço. USP/FFLCH, São Paulo, Dissertação de mestrado, 1994.

  218. Roberto de Andrade Medronho. A Geografia do dengue no município do Rio de Janeiro: uma análise por geoprocessamento. ENSP, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 1993.
  219. Carmen Soledad Aurazo de Watson. Mulher e saúde: um estudo de mulheres atendidas no Centro de Saúde-escola do Butantã, SP. USP/FFLCH, São Paulo, Dissertação de mestrado, 1992.

  220. Helena Ribeiro. Poluição do ar e doenças respiratórias em criança da Grande São Paulo: um estudo de geografia médica. USP/FFLCH, São Paulo, Tese de doutorado, 1988.
  221. Maurício Lima Barreto. Esquistossomose mansônica: distribuição da doença e organização social do espaço. UFBA, Salvador, Dissertação de mestrado, 1982.
  222. Luis Jacintho da Silva. Evolução da doença de Chagas no Estado de São Paulo. USP/FMRP, Ribeirão Preto, Tese de doutorado, 1980.
  223. Leila Christina Dias Carvalho. Uma interpretação geográfica do acesso a recursos sociais: a saúde em Copacabana. UFRJ, Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, 1980.


     

Encontros e simpósios de geografia da saúde Trabalhos Completos em Anais

V Congresso Internacional de Geografia da Saúde. Manaus, 2014

. Silva,Aline Natália; Freitas, Patrícia Maia; Ramires, Júlio César de Lima. A dinâmica e o funcionamento do Conselho Municipal de Saúde de Uberlândia: considerações preliminares.

. Cavalcante, Lidiany de Lima; Carvalho, Ária Maria Mendes. A política de saúde em tempos de consolidação neoliberal: entre a ressignificação e o desmonte dos direitos.

. Marafigo, Clarissa de Souza. A relação do lugar com o hospital: a significação do espaço do tratamento médico.

. Pedroso, Leonardo Batista. A relação individual de parâmetros meteorológicos e a ocorrência da dengue em Uberaba/MG.

. Mota, Adeir Arcanjo; Guimarães, Raul Borges. A saúde-doença mental e a capacidade de resposta dos serviços de saúde no Paraná - Brasil.

. Campos, Giselane dos Santos. Processo saúde/doença e políticas de atendimento à mulher grávida: estrutura de atendimento à saúde num bairro da cidade de Manaus – AM.

. Freitas, Luciana Carla Silva. Salubridade ambiental e a feira livre do bairro Vila Nova República em São Luís - MA.

. Pereira, Rita de Cássia Salviana de Oliveira; Dantas, Marcelo; Guimarães, Raul Borges; Almeida, Ana Lucia de Jesus. Saúde e ambiente: análise da água para o consumo humano em assentamentos rurais.

. Souza, Josimar dos Reis de; Soares, Beatriz Ribeiro. Cidades saudáveis e indicadores de qualidade de vida: análise e avaliação na área urbana de Ibiá – Minas Gerais.

. Silva, Rodrigo de Oliveira; Aleixo, Natacha Cíntia Regina. Condições socioambientais e a ocorrência de casos de diarréia no município de Tefé-AM.

. Hermida, Leonardo Darlan Chavez; Araújo, Nelcioney José de Souza. Dengue e infraestrutura sanitária: uma análise do bairro da raiz – zona sul.

. Ramires, Júlio César de Lima. Dinâmicas da participação social em saúde em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

. Silva, Moisés Barbosa; Souza, Geraldo Alves; Santana, Paola Verri. Espaço urbano, mobilidade e sedentarismo: um estudo em Manacapuru.

. Marques, Mônica Dias; Oliveira, José Aldemir. Geografia da saúde urbana: O abastecimento de água e doenças de veiculação hídrica na calha do Rio Solimões, o caso de Tefé, Alvarães e Uarini-AM.

. Lima, Samuel do Carmo. Modelos de saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família.

. Santana, Paola Verri. Orçamentos públicos municipais de saúde e as rendas do petróleo.