Equipe

Raul Borges Guimarães

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D

Possui graduação em Geografia - Licenciatura e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestrado em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (1994), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela mesma faculdade em 2000 e livre docência pela Faculdade de Saúde Pública da USP em 2008. Desenvolveu programa de pós-doutorado no Laboratório de Planejamento Urbano e Cidades Saudáveis da Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE), em Bristol (Reino Unido), em 2001; e no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, em 2009. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da Saúde, atuando também nos seguintes temas: geografia urbana, exclusão social, política pública e cartografia temática. 

Ana Lúcia de Jesus Almeida

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Geografia (2008), com enfoque em Geografia da Saúde, na Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, campus de Presidente Prudente, onde é docente no Departamento de Fisioterapia, desde 1997. Tem direcionado sua atuação para a Fisioterapia na Atenção Básica em Saúde, atuando principalmente nos temas: fisioterapia e sua relação com o SUS, fisioterapia na estratégia de saúde da família, qualidade de vida, políticas públicas em saúde e exclusão social. Participa de um Grupo de Pesquisa Interdepartamental, denominado: Centro de Estudos e Mapeamento da Exclusão Social para Políticas Publicas (CEMESPP) que tem como foco o estudo de indicadores sociais, exclusão social e políticas publicas. É Coordenadora do projeto Pró-Pet Saúde da FCT e membro da Comissão Local de Residência em Fisioterapia da FCT. Em 2013 vinculou-se ao Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da UNESP.

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro

Geógrafo e técnico agrimensor, possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal Catarinense - Campus São Francisco do Sul (SC). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia da Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Cartografia, Geoprocessamento e Biogeografia.

Umberto Catarino Pessoto

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (2010). Atualmente é pesquisador do Instituto de Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: Regionalização da saúde, pacto federativo, política territoriais.

Elivelton da Silva Fonseca

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). É doutor em Geografia na Unesp de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Geografia da Saúde e análise espacial de doenças veiculadas pelo ambiente. 


Oséias da Silva Martinuci

É licenciado (2005) e bacharel (2006) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Presidente Prudente. Mestre em Geografia pela UNESP, câmpus de Presidente Prudente (2008) e doutor no mesmo Programa de Pós-graduaçao. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e em Mapeamentos Urbanos com o uso do MapInfo(R). Atua, principalmente, nos seguintes temas: exclusão social, pobreza urbana, pobreza política e cartografia temática. 


Natália Cristina Alves

Licenciada e Bacharel em Geografia nos anos de 2005 e 2007,  respectivamente. Mestre em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente e doutora no mesmo programa de pós-graduação. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: exclusão social, saúde, gênero. 


Leonice Seolin Dias

Possui graduação em Biologia - Faculdades Adamantinenses Integradas (2000), especialização em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste Paulista - Unoeste (2001), mestrado em Ciências Biológicas pela Unoeste (2004), mestrado em Ciência Animal pela Unoeste (2008). Atualmente, é aluna de doutorado em geografia da Unesp de Presidente Prudente.

 

Rafael de Castro Catão

Bolsista de Doutorado FAPESP

Possui graduação em Geografia pela Universidade de Brasília (2007) e mestrado pela Universidade Estadual Paulista (2011). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia da saúde, geografia urbana e sistemas de informação geográfica. Atualmente, faz doutorado no mesmo programa de pós-graduação, desenvolvendo o projeto "Difusão do Dengue no Estado de São Paulo e as suas Barreiras Geográfica". 

 

Baltazar Casagrande

Bolsista de Doutorado FAPESP

Possui graduação em Geografia (2006) e mestrado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi professor Ensino Fundamental II e Ensino Médio em instituição privada (2011-2014). Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP de Presidente Prudente e faz parte do Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde da Unesp. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da Saúde e Biogeografia.


Luciana da Costa Feitosa

 

Bolsista de Doutorado CAPES

Geógrafa, Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha de pesquisa Território, Técnica e Planejamento. Trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde de Natal (Departamento de Atenção Básica), na função de Assistente Técnica de Territorialização da Saúde, onde desenvolveu trabalhos e assessoria técnica no tocante ao planejamento territorial da Rede de Atenção Básica municipal. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Presidente Prudente. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia da saúde, planejamento territorial e geografia urbana.

 

Patrícia Sayuri Silvestre Matsumoto

Bolsista de Doutorado FAPESP

Geógrafa e mestra em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente faz doutorado na mesma instituição. Tem experiência na área de Geografia e Estatística, com ênfase em geotecnologias, especialmente estatística espacial e geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Mapeamento, Leishmaniose, Sistema de Informação Geográfica, Geografia da Saúde, Estatística Espacial, Acidentes de Trânsito e Geostatística. 

Lourdes Aparecida Zampieri D'Andrea

Possui graduação em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade do Oeste Paulista (1989), graduação em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade do Oeste Paulista (1986), doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Pres. Prudente/SP - Área de Concentração: Produção do Espaço Geográfico, mestrado em Ciência Animal pela Universidade do Oeste Paulista (2008) , Especialização em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste Paulista (2004) e em Administração Hospitalar pela São Camilo (1993). Atualmente é Pesquisadora Científica III do Núcleo de Ciências Biomédicas, Supervisora PAP/FUNDAP- Área Vig. Epidemiológica do Centro de Laboratorio Regional- Instituto Adolfo Lutz de Presidente Prudente e Diretor Técnico II Substituto. Atualmente desenvolve o Doutoramento na Unesp de Presidente Prudente, como componente do Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde e do grupo de pesquisa denominado CETAS (Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde). Este coletivo desenvolve pesquisa financiada pela FAPESP de mapeamento dos impactos de transformações no uso da terra no Pontal do Paranapanema na saúde das populações e no meio ambiente.Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências da Saúde - saúde coletiva- saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: leishmaniose visceral (LV), Leishmaniose Tegumentar (LT), Babesia bovis, babésia bigemina, inquérito sorológico canino, coinfecção HIV/TB, coinfecção HIV/LVA, hepatites virais, geoprocessamento. 

Natália Poiani Henriques

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação/FCT/UNESP. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2006) e pós-graduação MBA em Gestão Sucroalcooleira pelo Centro de Ensino Superior de Dracena (2010). Atuou durante a graduação com abelhas de mel, glândulas ácidas, morfometria e germinação. Tem experiência na área de Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental em área urbana, conservação da biodiversidade e educação ambiental

 

Carolina Russo Simon

Graduação em andamento pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - Campus Presidente Prudente-SP. Pesquisadora do Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde sendo bolsista de Iniciação Cientifica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa qualitativa e saúde. 

Mateus Fachin

Graduando em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) - UNESP - Presidente Prudente - SP, desde 2013.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Geografia da Saúde. Tem interesse nas seguintes áreas: Epidemiologia, Geografia Médica e Geografia da Saúde, Saúde Publica e Coletiva. Atualmente é bolsista de iniciação científica pelo órgão de fomento FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e membro do BIOGEOS - Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde.

Aislan Junio Passavates Gomes

É Técnico em Informatica, nível pós médio.Possui graduação em Licenciatura em Geografia - UNESP Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente (2012). Atualmente, está cursando o Bacharelado em Geografia pela mesma instituição, com ênfase em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Matheus de Carvalho Moreno

Possui ensino-medio-segundo-graupela OCEU POSITIVO(2012). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana.

Jean Farhat de Araújo da Silva

É graduado em licenciatura e bacharelado no curso de Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013) e técnico agrimensor pelo Centro Paula Souza (ETEC- campus de Presidente Prudente). Faz parte da equipe do Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde da mesma universidade. Desenvolve estudos de planejamento territorial e análise ambiental no campo da saúde pública, com ênfase em artrópodes e animais peçonhentos. Atualmente, é aluno do curso de Mestrado em Sensoriamento Remoto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Leandro Buzzo Mourão Guimarães

Aluno Graduando de Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP Presidente Prudente, em que faz parte do laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde.